sábado, 12 de fevereiro de 2011

A caixa preta do PROUNI.

Ninguém quer mexer no assunto. Para o governo federal, o PROUNI é uma arma de propaganda fantástica. Para as universidades privadas, um achado: trocam isenção fiscal por 10% de vagas ociosas. Então, há um pacto em torno das irregularidades. Não aparece um senador ou um deputado federal para mexer na lama. Nem mesmo o Paulo Renato de Souza(PSDB-SP), ex-ministro da Educação, que conhece tudo em detalhes, abre a boca para não perder clientes na sua consultoria. As vagas do PROUNI não estão sendo preenchidas integralmente. Estão sobrando vagas. A evasão é altíssima. Ninguém está cumprindo a lei. O Censo da Educação Superior, que poderia apresentar os dados, esconde, escamoteia, ignora. Qual é a evasão do PROUNI? Qual o percentual de concluintes? O assunto é um tabu para o governo e para a oposição. Ontem o governo federal lançou o PROTEC, para o ensino técnico, na esteira do sucesso do PROUNI. Será que, desta vez, vai aparecer algum parlamentar para exigir uma avaliação rigorosa do PROUNI, antes de conceder mais um arma de propaganda enganosa para o governo?

Apenas dois números:
em 2006 ingressaram no ensino superior privado um total de 1.151.102 calouros. Em 2009, o número de ingressantes foi de 1.157.057. Poucos mais de 6.000 novos alunos em 4 anos.Crescimento zero!
em 2006, eram 2.298.493 vagas oferecidas nas universidades privadas. Em 2009, o número subiu para 2.770.797. Um crescimento de quase 500.000 vagas para pouco mais de 6.000 alunos.
Sobram duas perguntas: onde está o efeito do PROUNI e onde está a Oposição? (Blog do Coronel)

Comentário:

f disse...
sendo a universidade privadao um negocio pra ser tao lucrativo quanto a padaria da esquina, com absoluta certeza deve existir algum subsidio oculto para eles oferecerem vagas(construir salas, equipamentos, etc...) que nao sao usadas. Ninguem poe pao na prateleira se nao for pra vender.Com certeza o governo esta pagando por esta CAPACIDADE OCIOSA.
Alguem duvida?

Anônimo disse...
f., complementando: o governo está pagando por essa capacidade ociosa... com o meu, o teu, o nosso dinheirinho. É sempre do nosso bolso.

Anônimo disse...
Coronel,

O maior problema do PROUNI é ele é apenas uma forma de transferir dinheiro público a Universidades Privadas, que em grande parte pertencem aos "cumpanheiros", possuem qualidade duvidosa ou são simples gráficas de impressão de diplomas.

O levantamento a ser feito é quanto cada Universidade recebe "em bolsas" PROUNI, para quais cursos e a quem pertence tais "gráficas".

A farsa ficará evidente.

Anônimo disse...
Coronel:

Antes do Prouni, as escolas particulares viviam às turas com a Receita Federal e a Previdência Social, pois, não aplicando seus lucros nas atividades e distribuindo aos sócios de forma disfarçada, perdiam a isenção e tinham que pagar imposto e previdência.

O Prouni foi a redenção para elas. Basta oferecer vagas que já ofereciam na forma de bolsa e estão livres da Receita Federal e do INSS.

Não há no Brasil tantas pessoas com a renda máxima exigida para ingressar no prouni, pois os custos desse aluno carente não se resumiria à mensalidade. Tem Livros, Roupas, Transporte, lanche.

Assim, as vagas que são preenchidas, em sua grande maioria, provavelmente são obtidas com fraude na documentação da renda familiar.

Ou seja, quem podia pagar, não paga (frauda). Quem não podia pagar, continua não podendo arcar com as demais despesas para se frequentar uma faculdade.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário