sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

DEFESA PESSOAL FEMININA


Introdução
O curso pretende oferecer uma melhor condição de segurança para mulheres, seja em situações domésticas, de trabalho, na rua ou lazer.
Para falarmos de defesa pessoal real, temos que ter muito discernimento e cuidado.
DEFESA PESSOAL
Defesa pessoal nada tem haver com força. Defesa pessoal são todas as técnicas de reação realizadas para preservar a integridade física e emocional própria de terceiros. A melhor defesa pessoal se baseia na prevenção, evitando chegar à condição de vítima através do conhecimento dos riscos e adoção de procedimentos de segurança pessoal que dificultem uma ação violenta por parte do agressor.
CONCEITO
A defesa pessoal nasceu da necessidade de sobrevivência do homem diante das situações de risco.
Desde os tempos mais remotos, o homem procura meios de sobrepujar as adversidades.
O que chamamos de Defesa Pessoal nada mais é que aelaboração do instrumento de preservação, que leva a resguardar a integridade física. O mesmo instinto tem se mantido intacto nos animais livres ou selvagens. Já o homem passou séculos criando leis, preceitos sociais, conceitos religiosos, atitudes éticas e uma série de coisas que o fizeram "perderem" seus institintos mais primitivos de reação a agressões. Se nos primórdios da humanidade, as situações de risco eram quase sempre as mesmas nos dias que se sucediam num contexto restrito de atividades.
Hoje, adentramos o terceiro milênio, a vida moderna, a disponibilidade escancarada das armas armamentos das mais diversas espécies, o próprio caos social, fizeram do homem comum um ser "indefeso" diante das tantas e tão variadas situções de perigo.
A Defesa Pessoal divide-se em:
Preventiva - Antecipar-se ao fato ou situação, chegando primeiro não permitindo que eles acontençam.
Ostensiva - Estar sempre atento ou alerta a tudo ou a todos ao seu redor, fazendo-se notar o estado de alerta.
Repressiva - Ação propriamente dita, hora de entrar para cobrir a situação ou fato. A defesa pessoal também pode ser verbal quando a situação é de ofensa moral.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DEFESA PESSOAL

Simplicidade: com movimentos intuitivos, obedecendo á mecânica corporal, sendo as técnicas facilmente assimiladas;

Objetividade: significa não ter técnicas desnecessárias, que servem apenas para aumentar o currículo e complicar os praticantes;

Versatilidade: buscando uma formação completa, conhecendo os riscos, aplicando os procedimentos preventivos evitando ser escolhida como possível alvo pelos marginais; aprendendo sistemas de formas variadas de combate, treinando física, mental e emocionalmente o praticante.

Efetividade: ser efetivo significa neutralizar a ameaça, respondendo de forma proporcional a violência aplicada contra o praticante.

Conhecendo os alvos: Os principais alvos estão localizados na linha central do corpo. Devemos procurar alcançar os alvos mais efetivos, ou seja, que causem maior dor ou desconforto ao agressor.

Os alvos principais são:
Alvos relacionados aos sentidos: olhos, ouvido e nariz;
Alvos relacionados à dor: olhos, nariz e testículos;
Alvos relacionados à respiração: naris, traquéia e plexo solar;
Alvos relacionados à mobilidade: coxa,joelhos,canela e pés.

CONHEÇA SUAS ARMAS
O corpo todo pode ser uma arma, é importante saber identificar quais alvos são mais efetivos para cada situação.
DENTES: podem ser utilizados para sair quando a mulher é agarrada;
DEDOS e UNHAS: para empurrar ou rasgar;
PALMA da MÃO: para bater de forma contundente, tenho grande efetividade atingindo a região do nariz do agressor;
PUNHOS: são bastante efetivos, mas devem ser treinados para evitar lesões quando utilizados;
COTOVELOS e JOELHOS: são armas poderosas a curta distância;
Utilize qualquer objeto que esteja a sua mão ou ao seu alcance como arma: uma caneta, sombrinha, espetinho de cabelo, revista e etc.

AS MAIORES VÍTIMAS

Mulheres e idosos são as principais alvos de ladrões e golpistas. A escolha da vítima é baseada na facilidade da ação. Elas são consideradas presas mais frágeis e distraídas.

DEFESA PESSOAL FEMININA

Em uma situação real, não haveria regras para ambos oponentes, portanto, para falarmos em defesa pessoal feminina real, temos que falar em um treino que:

Não necessite de forma física (exercícios como musculação, pois se supõe que o oponente seja mais forte, portanto usaríamos a estratégia e pontos fracos, não medindo força).

Treino realista (não formas fantasiosas, treino baseadas em situações reais do cotidiano).

Desenvolvimento pleno de ferramentas naturais de forma letal (humanos não tem garras como animais, portanto temos que aprender a utilizar nossas protuberâncias ósseas, cotovelos, joelhos, dentes e unhas etc. como armas).

Estratégia de combate (no extremo oriente as artes marciais, possuem estratégias que maximizam a possibilidade de eficácia, como posicionamento, reação automática adquirida por exercícios com o parceiro, etc.)

Saber quando é possível reagir e quando não (nem sempre é possível ou inteligente reagir, na verdade raramente, só em casos extremos isso seria necessário e prudente).

Treinar de forma a harmonizar a mente, emoções destrutivas, presença de espírito, pois em luta real, desequilíbrio pode por tudo a perder.

Fatores relevantes que temos que levar em conta:

Ambiente (dentro de um carro, rua deserta etc.) sempre observar o ambiente e se estamos vulneráveis.

Possibilidade de reação: nem sempre é possível e sensato reagir, em geral um assalto não se deve reagir, afinal, dinheiro e bens com o tempo recuperamos novamente, vida não, portanto, só devemos tentar algo se nossa vida está sendo ameaçada (em caso extremo).

Possíveis objetos comuns de uso feminino que podem ser utilizados como arma de defesa ou como um objeto extremamente contundente travado de forma correta nas mãos e nos pontos certo. Ex.: presilhas, espetos de cabelo, chaves, sombrinha etc.

Na essência de uma arte marcial como um todo ela não mede força com oponente, comumente temos a tendência de aplicarmos força contra força, se somos puxados puxamos, se somos empurrados empurramos, porém em geral a mulher é mais frágil muscularmente e isso não é possível em situação real, sendo necessário hostilizar a força do oponente a seu favor e atacar pontos fracos da anatomia do oponente para se livrar e correr!

Devemos levar em conta os fatores explicados anteriormente. E acima de tudo, uma arte marcial deve ser praticada com significado para a sua vida, defesa pessoal é um aspecto de muitos. O sistema praticado deve estar íntegro para a aplicação real, metafórica para trazer equilíbrio para a vida.

Esperamos nunca precisar usar nada violento. Se usarmos será apenas para nos defender.

Mulheres cursos exclusivos

Objetivos na defesa pessoal feminina
Prevenir
Evitar
Agir
Lesionar o agressor
Fugir

A PREVENÇÃO

Em que se constitui prevenção a um ataque?
A Defesa Pessoal é sempre uma atitude de reação. Ela pode ser instrutivo, resultado de algum treinamento técnico ou mesmo algo totalmente inesperado por parte de quem rege. A melhor
defesa pessoal é aquela que evita ao máximo e de maneira inteligente o uso da força bruta, ou seja, de outra violência.
Defesa Pessoal é o ato no qual o individuo reprime injusta agressão atual ou iminente usando os meios necessários e disponíveis moderadamente.
Por que aprender a lutar, para não ter que lutar?
Diante de uma agressão, são reações típicas do indivíduo comum, que se sente fisicamente mais fraco e vulnerável: fechar os olhos e cobrir o rosto (fuga mental) afastar-se, estendendo os braços, gritar... Pouco ou nada é mais capaz de fazer para proteger e acaba se tornando um alvo ainda mais vulnerável e fácil.

Principais regras de defesa pessoal feminina

Prevenção (aprender a perceber e evitar Situações de risco)
Aprender a lesionar o agressor
Aprender a usar armas corporais
Entender que realmente pode acontecer com você

Orientações

Marginais preferem mulheres de cabelos longos e soltos
Mulheres distraídas
Que andam encostadas ou no canto da rua
Que tenha uma rotina imutável
Que ostentam jóias ou grandes alianças
Em 80% dos casos não estão armadas
Em 100% dos casos não há certeza que após um estupro ele não matará a vítima

Benefícios da defesa pessoal para a mulher

Eleva a qualidade de vida, com a prática de exercícios regulares que melhoram as funções do corpo e aumenta a auto-estima.
Contribui para as habilidades físicas propiciando maior força, flexibilidade, coordenação motora, velocidade, agilidade e resistência nas situações de emergência.
Melhoram o aspecto emocional, proporcionando confiança, autodisciplina e determinação para alcançarem objetivos.

DEFESA CONTRA ESTUPRO PARA MULHERES

O marginal escolhe sua vítima através de uma análise entre o risco e o benefício em atacar determina vítima. Ele observa:
A maneira como a pessoa se veste – por exemplo, uma mulher de calça jeans apertada levará mais tempo para consumar o estupro do que uma mulher com saia;
O penteado da pessoa – fica muito mais fácil dominar uma mulher com cabelos compridos ou com rabo de cavalo do que uma mulher com cabelo curto;
O local e horário da abordagem – preferencialmente vias de pouco movimento em horários com pouca atividade;
A desatenção da vítima – ou seja, se está conversando no celular, lendo um livro, etc. Fica mais fácil a abordagem.

O MODO DE ATUAÇÂO DO MARGINAL ENVOLVE CINCO ETAPAS

Ele precisa abordar a vítima, nesse caso, o elemento surpresa é sua maior arma, já que escolherá o melhor local para isso;
Imobilizará a vítima, principalmente psicologicamente, para evitar que ela faça uma reação;
Alcançará o objetivo, ou seja, cometerá o estupro;
Aumenta ou diminui a violência, é o momento o marginal libera, parte para a violência sexual ou mata a vítima;
Foge.

Pensando no aspecto de segurança a melhor defesa pessoal é evitar ser escolhida como vítima, ou seja, agir de forma preventiva.

Desta forma é importante:
Ter atenção – evite ocupar as duas primeiras filas dos semáforos e não se esqueça proteja sempre o lado do condutor do veículo; 50 a 60 metros antes do semáforo já reduza a marcha e deixe os apressados ultrapassarem procure ainda transitar em uma marcha reduzida, com o lado do condutor (motorista) bem próximo de outros veículos que estejam estacionados em via pública, caso não exista local para estacionamento de tais veículos, ande o mais próximo possível do meio-fio, de tal forma o condutor estará evitando que uma motocicleta emparelhe ao seu lado, o ocupante exiba arma de fogo e determine a sua parada. A abordagem fica mais difícil quando mudamos pequenos hábitos. Utilize carros com película de insufilme para dificultar a percepção das pessoas que estão dentro do carro.

Não ostentar – correntinhas, relógios, braceletes ou jóias; não carregue objetos de valor, grande quantia em dinheiro, tenha uma carteira para enganar o marginal, ande sempre com cédulas nessa carteira, pois a inexistência de cédulas na carteira pode causar raiva no marginal, podendo ocasionar lesões corporais ou até mesmo a morte da vítima. Mantenha bolsas e notebooks no porta-malas. Não deixar no carro, mesmo por pouco tempo pessoas ou animais domésticos.

Esteja preparada – Não pare para discutir “batidinhas” principalmente à noite, os ladrões fazem isso de propósito para assaltá-la. Em caso de pneu furado, somente providencie a troca em local seguro, ainda que distante, mantendo portas e vidros fechados, evitando sempre que possível, o auxílio de estranhos.

Nunca aceite caronas – mesmo que a pessoa seja conhecida.

Caso suspeite que esteja sendo seguida, atravesse a rua e entre em algum estabelecimento movimentado para buscar ajuda;

Procure sempre caminhar no centro da calçada e contra o sentido do trânsito. É mais fácil de perceber a aproximação de um veículo suspeito. Caminhando no centro da calçada você está evitando a passar próximo aos portões das casas, muitas dessas casas podem estar abandonadas e estar servindo de abrigo para marginais e desocupados que podem puxar a vítima para dentro da casa e molesta-la sexualmente, roubar seus pertences e até mesmo praticar um homicídio.

Procure alterar os trajetos e horários de caminhadas, utilize um grupo de pessoas, evite caminhar sozinha;

Evite acompanhar o marginal, se ele quiser matá-la ou estuprá-la não o fará em público, estará nas mãos de um bandido sem piedade e pior, sozinha.

Diz um dito popular que: “O bom observador é aquele que observa sem ser observado”, é o caso típico do criminoso, o qual fica a espreita de suas vítimas, geralmente, onde há pouca circulação de pessoas em via pública e em algumas vezes atua de carro, está bem vestido e surpreende a vítima.

Não utilize aparelhos sonoros como IPOD, DISC MAN ou WALK-MAN ou CELULAR, pois os sentidos mais apurados do ser humano são a visão a audição constituindo mecanismos preventivos;

Selecione criteriosamente as pessoas que lhe prestam serviços, muitos dos casos de violência relatados são de pessoas que trabalharam determinado tempo com a vítima, conhecendo sua rotina dia a dia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário